A SEGURANÇA DO PACIENTE COMO PRIORIDADE ESTRATÉGICA FALE CONOSCO

Informes PBSP

Zero Mortes Evitáveis ate 2020 continue lendo

mais informes

Introdução

 

Em 2008, o IQG – Instituto Qualisa de Gestão (Health Services Accreditation), maior acreditadora do Brasil, teve por iniciativa, o desenvolvimento do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente – PBSP.

Este programa apresenta por objetivo central a disseminação das melhores práticas no cenário da Segurança do Paciente e a promoção de uma rede de informação e comunicação entre os varios Hospitais participantes do programa. 

A troca de experiências, a disseminação de melhores práticas, a implantação de protocolos baseados em evidências, o monitoramento de eventos e a capacitação das equipes, são estratégias fundamentais para que o tema Segurança do Paciente esteja em constante desenvolvimento nas organizações de saúde e na sociedade.

A meta do Programa é “salvar vidas e evitar danos aos pacientes”, centrando todos os esforços na implementação de intervenções clínicas criticas ao cuidado, na concientização das lideranças para o tema e na promoção da Cultura Organizacional sobre a Segurança do Paciente.

O PBSP reproduz, no país, as conquistas já obtidas em outros programas internacionais, mas com um grande diferencial de tornar-se uma plataforma de banco de dados nacional (Núcleo Epidemiológico Integrado) sobre informações estruturadas de qualidade e segurança do paciente.

O programa esta pautado nos seguintes objetivos:

  • Posicionar a Qualidade/Segurança do Paciente 
  • Incorporar a Qualidade/Segurança do Paciente  na prática diária das equipes
  • Produzir informações e Evidências Objetivas sobre Qualidade/Segurança do Paciente
  • Prestar assessoria técnica na formulação, execução e monitoramento dos programas de Qualidade/Segurança do Paciente as Instituições integrantes
  • Fornecer instrumental teorico e prático aos serviços de saúde que pretendam implantar políticas de Segurança do Paciente 
  • Capacitar profissionais para o atendimento ao paciente nos aspectos que envolvam a prevenção de eventos no decorrer da assistência à saúde por meio da educação permanente